Laboratório de Paleontologia

USP - Ribeirão Preto
menu

EQUIPE
 

Max Cardoso Langer


Bacharel em Ecologia pela UNESP de Rio Claro (1994), mestre em Geociências pela UFRGS (1996), PhD pela University of Bristol (2001) e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2011). Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia entre 2013 e 2017, membro votante da Subcommission on Triassic Stratigraphy e do Committee on Phylogenetic Nomenclature, membro do Conselho Editorial da Ameghiniana (revista da Asociación Paleontológica Argentina), Academic Editor da PLOS-ONE, Associate Editor do Journal of Paleontology e membro regular da Society of Vertebrate Paleontology. Sua linha de pesquisa se concentra no estudo (filogenia e correlações estratigráficas) de répteis mesozoicos (especialmente triássicos), incluindo dinossauros, rincossauros, pseudosúquios e quelônios. Com ingresso em 2001, é Professor Associado do Departamento de Biologia, Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.

Annie Schmaltz Hsiou


Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestra em Geociências (2006) e doutora em Ciências (2010), com área de concentração em Paleontologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com ingresso em 2011, é Professora Associada do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Paleontologia de Vertebrados, com ênfase em Lepidosauria: taxonomia e sistemática de esfenodontes, lagartos e serpentes fósseis do Mesozóico e Cenozóico sul-americano.

 


PÓS-DOUTORANDxS
 

Rafael Delcourt


Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2010) pela PUC/SP, mestre em Zoologia (2012) pelo Museu Nacional/UFRJ e doutor em Ciências (2016) pelo Museu de Zoologia/USP. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução e sistemática de dinossauros terópodes.

Daniel Casali


Graduado em Ciências Biológicas (2012), mestre (2016) e doutor (2021) em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua linha de pesquisa se concentra em sistemática e macroevolução de mamíferos.

Nathalia Rossigalli


Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (2013) e mestra em Biologia Animal (2016) pela UNESP-IBILCE; Doutora em Biologia Comparada (2022) pela USP-FFCLRP. Com pesquisa concentrada em plasticidade fenotípica, eco-evo-devo e interação ambiente-fenótipo, atua no Paleolab como Gestora de Projetos de Pesquisa, com bolsa FAPESP.

 


CORPO TÉCNICO
 

Sidnei Mateus


Graduado em Biologia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), mestre (1998) e doutor (2005) em Entomologia pela USP de Ribeirão Preto. Especialista em Laboratório (nível superior) com experiência na área de Ecologia de Ecossistemas. Atua no PaleoLab desde 2021.

Elisabete C. Gimenes Dassie


Licenciada em Biologia (2009) pelo Centro Universitário Barão de Mauá e mestre em Biologia Comparada (2014) pela USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra no uso de Bancos de Dados em Paleontologia. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

Wafa Adel AlHalabi


Bacharel (2004) e mestre (2008) em Ciências Biológicas pela Universidade de Damasco (Síria) e doutora em Biologia Comparada (2021) pela USP de Ribeirão Preto. Com vasta experiência em cunsultoria ambiental em países do oriente-médio, sua linha de pesquisa se concentra nos tetrápodos cretácicos ds Síria e na base morfológica para estudos filogenéticos da origem dos dinossauros.

 


COMPONENTE NÃO-HUMANO
 

Lolita (aka Marshmallow)


Felino do sexo feminino, natural de Ribeirão Preto e sem raça definida. Não sabemos muito de seu passado, incluindo se possui ou não formação acadêmica, mas é mais assídua no PaleoLab do que a maior parte dos alunos, especialmente nas manhãs em busca de ração. Parece que é conhecida como Marshmallow em outros laboratórios, mas há controvérsias. É consenso que o Max passa pano pra ela.

 


ALUNxS DE DOUTORADO 
 

Lucas Barcelos


Licenciado em Ciências Biológicas (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre em Evolução e Diversidade (2019) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluno de doutorado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio na University of Florida. Atua em sistemática e paleontologia de anuros, com ênfase em Pipoidea.

Gabriel Mestriner da Silva


Bacharel em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre (2021) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio BEPE na Virginia Tech University (EUA). Atualmente é aluno de doutorado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio na University of Toronto. Sua linha de pesquisa se concentra na histologia dental e evolução dos primeiros dinossauros.

Ana Laura da Silva Paiva


Licenciada em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Federal de Alfenas e mestre em Biologia Comparada (2021) pela USP de Ribeirão Preto. Atualmente é aluna de doutorado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio no University College London. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução do tamanho corporal em jacarés fósseis.

Julián Sebastián Ramírez Moreno


Bacharel em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Industrial de Santander (UIS - Colômbia) e mestre em Biologia Comparada (2023) pela Universidade São Paulo (USP). Atualmente é aluno de doutorado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP. Atua em sistemática e paleontologia de anuros, com ênfase em Rhinella.

Caio Cunha Ferreira


Bacharel em Ciências Biológicas (2017) pela Universidade Federal do Pará e mestre em Biodiversidade e Evolução (2020) pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Atualmente é aluno de doutorado em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Atua com sistemática e taxonomia de crocodiliformes do Cretáceo no Brasil.

 


ALUNxS DE MESTRADO
 

Flávia Servo


Bacharel em Ciências Biológicas (2019) pela USP de Ribeirão Preto. Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução de serpentesdo cretáceo.


Curriculum Lattes
flaviaservo@gmail.com

Donato Martucci


Bacharel em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é aluno de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto, com estágio na Eberhard Karls Universität. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução das tartarugas matamatá do Mioceno do Acre.

Karina da Silva Alencar


Bacharel em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Federal do Acre, campus Floresta.  Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra na Paleoictionfauna Miocênica da Bacia do Acre.

Ricardo José Sacamoto


Licenciado em Ciências Biológicas (2023) pela Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal. Atualmente é aluno de Mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução e sistemática de dinossauros ornitísquios.

Ana Caroline Carvalho Araujo


Bacharel em Ciências Biológicas (2023) pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra no estudo da neuroanatomia de teídeos.

João Alberto L. Silva


Licenciado em Ciências Biológicas (2023) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Muzambinho. Atualmente é aluno de Mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra na evolução do tamanho de cranial dos primeiros sauropodomorfos.

Gabriel Barbosa Machado


Bacharel em Ciências Biológicas (2021) pela Universidade Federal de Catalão. Atualmente é aluno de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa é voltada para mamíferos do Mioceno da Bacia do Acre.

Felipe de Sena Dias Urpia


Bacharel em Ciências Biológicas (2023) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é aluno de Mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa se concentra na taxonomia de arcossauros do Cretáceo brasileiro.

Lucas Adriano de Siqueira Miranda


Bacharel em Ciências Biológicas (2022) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é aluno de mestrado em Biologia Comparada na USP de Ribeirão Preto. Sua linha de pesquisa é focada na anatomia craniana do rincossauro Stenaulorhynchus stockleyi e suas implicações filogenéticas.

 


ALUNxS DE INICIAÇÃO
 

Matheus Seron Azrak


Graduando em Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve vertebrados fósseis do Jurássico do Maranhão.

Felipe Pierossi


Graduando em Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve variação morfológica no crânio de Theropoda.

Jorge Gabriel Leonelo Pazini


Graduando em Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve tetrápodes fósseis do Mioceno.

Vitória Amaral Generoso da Fonseca


Graduanda em Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve osteologia pós-craniana de crocodilos.

Gabriel Fernandes Pereira


Graduando em biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve a revisão dos possíveis fósseis de megaraptores brasileiros.

Pedro Humberto Draber de Sousa


Graduando em Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve microrrestos de vertebrados do Cretáceo do Peru.

Lucas Abrahao de Toledo Lima


Graduando em biologia pela USP de Ribeirão Preto. Seu projeto de iniciação envolve microrrestos de vertebrados do sítio Talismã, do rio Purus.

 


EGRESSxS
 

Fellipe Pereira Muniz


Bacharel em Ciências Biológicas (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) campus Pontal e mestre (2018) e doutor (2023) em Biologia Comparada (2018) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado e doutorado. 

Felipe Pisaneschi


Bacharel em Ciências Biológicas (2018) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado. 

Joseline Manfroi


Graduada em Ciências Biológicas (UNIVATES, 2011) e Geografia (ULBRA, 2018), mestre em Geologia (2014) pela UNISINOS e doutora em "Ambiente e Desenvolvimento" (2018) pela UNIVATES. Trabalhou no PaleoLab durante o pós-doutorado. Atualmente atua na Corporación Regional de Paleontología do Atacama, Chile. 

Thiago Schineider Fachini


Licenciado em Biologia (2011) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, mestre (2017) e doutor (2023) em Biologia Comparada (2017) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado e doutorado. Atualmente é pós-doutorando na UNESP de Ilha Solreira.

Julian Cristian da Silva Junior


Licenciado em Ciências Biológicas (2014) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestre (2018) e doutor (2023) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado e doutorado. Atualmente atua como pós-doc na UNESP de Ilha Solteira.

Pedro Lorena Godoy


Bacharel em Ciências Biológicas (2011) e mestre em Biologia Comparada (2014) pela USP de Ribeirão Preto, com estágio no American Museum of Natural History, Nova Iorque (EUA), e PhD pela University of Birmingham. Trabalhou no PaleoLab durante a gaduação, mestrado e pós-doutorado. Atualmente é docente do Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo.

Sílvia Oliveira Lomba


Bacharel em Ciências Biológicas (2020) pela USP de Ribeirão Preto. Mestre (2023) em Biologia Comparada (2013) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante a graduação e o mestrado.

Júlio César Marsola


Licenciado em Biologia (2010) pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestre (2013) e doutor (2018) em Biologia Comparada (2013) pela USP de Ribeirão Preto, com estágio na University of Birmingham (Reino Unido). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado, doutorado e pós-doutoradoa. Atualmente é docenta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos-PR.

Sílvio Yuji Onari Alves


Licenciado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Federal de São Carlos, mestre (2016) e doutor (2022) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto e estágio BEPE na Flinders University (Austrália). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado e doutorado.

Lívia Roese Miron


Licenciada em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre (2022) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

Bruna Farina


Bacharela em Ciências Biológicas (2017) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus São José do Rio Preto. Mestre (2021) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio BEPE na University of Oxford (Reino Unido). Atualmente é aluna de doutorado na Universität Fribourg (Suiça). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

João Pedro Kirmse


Bacharel em Biologia (2018) pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF, com bolsa Ciências sem Fronteiras na Universidade de Alberta (2016), Edmonton, Canadá. Mestre (2021) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio BEPE na University of Bristol  (Reuno Unido). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

Francisco Pereira Alves Neto


Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2016) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre (2021) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa CAPES. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

Guilherme Hermanson


Bacharel em Ciências Biológicas (2018) pela USP de Ribeirão Preto. Mestre (2021) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP e estágio BEPE na University of Oxford (Reino Unido). Atualmente é aluno de doutorado na Universität Fribourg (Suiça). Trabalhou no PaleoLab durante a graduação e mestrado.

Gabriel de Souza Ferreira

Bacharel em Biologia (2011), mestre (2015) e doutor (2019) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com estágios no Museo Paleontológico Egidio Feruglio, Trelew (Argentina), e na Universität Tübingen (Alemanha), onde também obteve o seu PhD. Atualmente é pesquisador da Universität Tübingen. Trabalhou no PaleoLab durante a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Gustavo Darlim

Bacharel em Ciências Biológicas (2017) pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). Mestre (2020) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa FAPESP. Atualmente é aluno de doutorado na Universität Tübingen (Alemanha). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado.

Giovanne Mendes Cidade

Bacharel em Ciências Biológicas (2012) pela Universidade Federal Uberlândia (UFU). Mestre (2015) e doutor (2019) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com bolsa CNPq e estágio na University of Iowa (EUA). Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado e doutorado. Atualmente é professor substituto na UFSCar.

Paulo Ricardo Mendonça Lopes


Bacharel em Ciências Biológicas (2012) pelo Centro Universitário Claretiano e mestre em Biologia Comparada (2016) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado. 

Marcos César Bissaro Júnior


Bacharel em Biologia (2002) pela UNESP-Botucatu e mestre em Ecologia (2008) pela USP-São Paulo. Doutor em Biologia Comparada (2018) pela FFCLRP-USP, com estágio na University of Arkansas (EUA)Trabalhou no PaleoLab durante o doutorado. 

Fernando S. Adorni


Licenciado em Biologia (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Jaboticabal e mestre em Biologia Comparada (2019) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado. 

Thiago Silva Loboda


Bacharel em Ciências Biológicas (2006) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), mestre (2010) e doutor (2014) em Zoologia pelo Instituto de Biociências (IB-USP), São Paulo. Trabalhou no PaleoLab durante o pós-doutorado. Atualmente é professor substituto na UFAC.

Mario Bronzati Filho


Bacharel em Biologia (2009) e mestre em Biologia Comparada (2012) pela USP de Ribeirão Preto. Ph.D. (2017) pela Ludwig-Maximilians-Universität, Munique (Alemanha). Trabalhou no PaleoLab durante a graduação, mestrado e pós-doutorado. Atualmente é pós-doc na FFCLRP-USP.

Blair Wayne McPhee


Bacharel em Antropologia Biológica (2010) pela University of Auckland (Nova Zelândia) e Mestre (2012) e Doutor (2016) em Paleontologia pela University of the Witwatersrand (África do Sul). Trabalhou no PaleoLab durante o pós-doutorado. 


Curriculum Lattes
blair.mcphee@gmail.com

Bianca Maria Gaspar


Bacharel em Ciências Biológicas (2009) pela USP de São Paulo e mestre em Biologia Comparada (2018) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante o mestrado. 

Gabriel José Teixeira


Bacharel em Ciências Biológicas (2013) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante a gradaução e mestrado. 

Mariela Cordeiro de Castro


Bacharel em Biologia (2005) e mestre em Biologia Comparada (2009) pela USP de Ribeirão Preto. Doutora em Paleontologia (2014) pela Universidad Nacional de la Plata (Argentina). Trabalhou no PaleoLab durante a graduação, mestrado e pós-doutorado. Atualmente é professora de Zoologia de Vertebrados na UFGO campus Catalão.

Bruno Cavalcanti Vila Nova


Bacharel em Biologia (2007) e mestre em Geociências (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Biologia Comparada (2014) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no PaleoLab durante a o doutorado e pós-doutorado.

Fábio Augusto Carbonaro


Licenciado em Ciências Biológicas (2009) pela UNESP de Bauru e mestre em Geologia Regional (2013) pela UNESP de Rio Claro. Doutor (2017) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante o doutorado.

Jeanninny Carla Comniskey


Licenciada em Ciências Biológicas (2007) e mestre em Gestão do Território (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora (2016) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante o doutorado. Atualmente é pós-doutoranda na UEPG.

Estevan Eltink


Bacharel em Biologia (2006) pela Universidade Estadual de Londrina e mestre (2009) e doutor (2014) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com estágio no Staatliches Museum für Naturkunde, Stuttgart (Alemanha). Trabalhou no laboratório durante o mestrado e doutorado. Atualmente é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Senhor do Bonfim-BA.

Simone D'Orazi Porchetti


Formado em Ciências Naturais (2003) e PhD em Ciências da Terra (2007) pela Univeristà degli Studi di RomaLa Sapienza, Roma (Itália). Trabalhou no laboratório durante o pós-doutorado.

Andrea Thays Paganella Marcondes


Bacharel em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestre em Biologia Comparada (2015) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante o mestrado.

Maíra Clasen Massarani


Bacharel em Biologia (2008) e mestre em Biologia Comparada (2011) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante a graduação e o mestrado.

Felipe Chinaglia Montefeltro


Bacharel em Biologia (2005) e mestre (2008) e doutor (2013) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto, com estágio na McGill University, Montreal (Canadá). Trabalhou no laboratório durante a graduação, mestrado e doutorado. Atualmente é docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Ilha Solteira-SP.

Marco Aurélio Gallo de França


Bacharel em Biologia (2004), mestre (2007) e doutor (2011) em Biologia Comparada pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante a graduação, mestrado, doutorado e e pós-doutorado. Atualmente é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina-PE.

Jonathas de Souza Bittencourt


Bacharel em Biologia (2001) e doutor em Biologia Comparada (2010) pela USP de Ribeirão Preto, com estágio na Universidad de Buenos Aires (Argentina), e mestre em Zoologia pela UFRJ (2004). Trabalhou no laboratório durante o doutorado e pós-doutorado. Atualmente é docente do Instituto de Geociências da UFMG.

Gabriela Sobral


Bacharel em Biologia pela UFRJ (2007), mestre em Biologia Comparada (2009) pela USP de Ribeirão Preto e PhD pela Humboldt-Universität, Berlim, Alemanha. Trabalhou no laboratório durante o mestrado. Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina

Carolina Rettondini Laurini


Bacharel em Biologia (2007) e mestre em Biologia Comparada (2010) pela USP de Ribeirão Preto. Doutora em Zoologia pelo Instituto de Biociências da USP, São Paulo. Trabalhou no laboratório durante a graduação e mestrado.

Mariana Galera Soler


Bacharel em Biologia (2007) pela USP de Ribeirão Preto e mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no laboratório durante a graduação. Atualmente trabalha no Museu Biológico do Instituto Butantan.

Samuel Silveira Lecci


Bacharel em Biologia (2004) pela Universidade de Franca. Trabalhou no laboratório durante a graduação.

Katherine Foehringer


Bacharel em Biologia (2004) pela USP de Ribeirão Preto. Trabalhou no laboratório durante a graduação.